maxresdefault (1).jpg

LUIZ GUILHERME VERGARA

Luiz Guilherme de Barros Falcao Vergara é curador, pesquisador e professor. É mestre em artes pela Universidade de Nova Iorque, e doutor em Arte e Educação pela mesma Universidade. Além de Pós-Doutor pela Universidade Duquesne, nos Estados Unidos. Atualmente, é professor associado de Arte da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenador do Curso de Graduação em Artes. Membro do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes, colaborador no Programa de Pós-Graduação Cultura e Territorialidades. No MAC Niterói desenvolveu projetos curatoriais com foco no diálogo entre a arquitetura circular de Oscar Niemeyer, suas relações com a paisagem da Baía de Guanabara e as interfaces experimentais entre arte, educação e sociedade, tais como nas exposições da coleção MAC João Sattamini, Poéticas do Infinito (2005) e Abrigo Poético de Lygia Clark (MAC, 2006). Destacam-se outras curadorias para o MAC Niterói, tais como, Suzana Queiroga: Olhos d?água (Prémio Marcantonio Villaça, 2013), Edmilson Nunes ? A Felicidade às Vezes (2013) mora aqui (projeto especial na varanda com ocupação coletiva de artistas); Carlos Vergara: Sudário (2013). É Co-fundador do Instituto MESA: Mediações Encontros Sociedade e Arte e co-editor da Revista MESA.

Fonte do texto:

LUIZ GUILHERME DE BARROS FALCAO VERGARA. In: Currículo Lattes, 2020. Disponível em: <http://lattes.cnpq.br/2941571146955735>. Acesso em 21 de set. de 2020.

 

Fonte da imagem:

O PAPEL DA CURADORIA EDUCATIVA NAS EXPOSIÇÕES DE ARTE. In: SESC São Paulo, 2019. Disponível em: <https://www.sescsp.org.br/online/artigo/13383_O+PAPEL+DA+CURADORIA+EDUCATIVA+NAS+EXPOSICOES+DE+ARTES+VISUAIS>. Acesso em 21 de set. de 2020.