Guillermina_Bustos_foto_perfil-Guillermi

GUILLERMINA BUSTOS

Guillermina Bustos (Córdoba, Argentina, 1988) é artista e pesquisadora de arte.  É Mestre em Artes, pela Universidade do Chile, e graduada em Artes pela Universidade Nacional de Córdoba, Argentina. Ao longo de sua trajetória acadêmica obteve bolsas e prêmios para pesquisa em artes. Desde 2011, coordenou quatro edições do evento “Encuentro de Paisaje Contemporáneo em Santa María de Punilla” em Córdoba, Argentina. É membro do conselho da administração da Fundação Cultura Confines, e se dedica à gestão e educação em arte contemporânea de localidades rurais. Em 2013 leva o Prêmio CURADOR /CBA 2013. Mercado de Arte -EGGO, pelo projeto Limbo, pela Feira de Galerias do Interior do País. Desde 2015 trabalha na equipe de investigação de arte contemporânea Curatoría Forense – Latinoamérica, na coordenação de residências e produção de seminários em relação a Cooperativa de Arte; no Editorial Curatoría Forense; e na organização do “Encuentros de Gestiones Autónomas de Arte”. Participou também das equipes de trabalho das seguintes iniciativas: VADB – comunidad de arte latinoamericano, Censo de Arte Contemporáneo Latinoamericano, Red de Gestiones Autónomas, Trabajadores de Arte e La Legión Extranjera. Como curadora já fez mais de 20 exposições em diversos países como Argentina, Chile, Brasil, México e Colômbia; individual, grupal e coletivo. Colaborou como assistente dos artistas Christian Jankowsky, Tomás Saraceno, Ricardo Basbaum e Lucas Di Pascuale. Artista ativista em Art Workers Vive e trabalha em São Paulo, Brasil.

Fonte do texto:

GUILLERMINA BUSTOS BIOGRAFIA. In: Arte Contexto, 2017. Disponível em: <http://artcontexto.com.br/biografia-10-guillermina-bustos.html>. Acesso em 21 de set. de 2020.

BIO. In: Guillermina Bustos, 2020. Disponível em: <http://www.guillerminabustos.net/sitio/bio/>. Acesso em 21 de set. de 2020.

 

Fonte da imagem:

GUILLERMINA BUSTOS. In: Festival de Arte Nuevo, 2020. Disponível em: <https://festivaldeartenuevo.com/artista/guillermina-bustos/>. Acesso em 21 de set. de 2020.